quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Porto Velho - Rondônia



Porto Velho é a capital e o maior município, tanto em extensão territorial quanto em população, do Estado de Rondônia. Com uma área de 34.068,50 km², o município é maior que os estados de Sergipe e Alagoas. Contudo, sua população é de 379.186 habitantes[2], sendo a terceira maior capital da região Norte (superada apenas pelas cidades de Manaus e Belém). Localiza-se à margem direita do rio Madeira (afluente do Rio Amazonas). http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_velho

.

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

(foto)inema.com.br

Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 100 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados. A cidade foi planejada em meio a uma vasta área verde, com ruas e avenidas largas. Relativamente arborizada e com diversos jardins por entre as suas vias, apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. O aqüífero Guarani passa por baixo da cidade[10]
Campo Grande está localizada no centro do estado e eqüidistante dos extremos norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso do Sul, fator que facilitou a construção das primeiras estradas da região, contribuindo para que se tornasse a grande encruzilhada ou pólo de desenvolvimento de uma vasta área.
É considerado o mais importante centro catalizador de toda a atividade econômica e social do estado, posicionando-se como o de maior expressão e influência cultural, sendo também o pólo mais importante de toda a região do antigo estado, desmembrado em 1977. Em 1950, o município concentrava 16,3% do total das empresas comerciais de Mato Grosso do Sul; em 1980, este número subiu para 24,3% e, em 1997, a 34,85%. Também registrou crescimento populacional acima da média nacional nos anos 1960, 70 e 80. Hoje, a cidade possui dimensões e características próximos aos de uma metrópole, com uma população próxima de 1 milhão de habitantes, sendo considerada uma das cidades mais desenvolvidas da região Centro-Oeste do Brasil. Segundo pesquisa feita em 2006 pela revista Exame, Campo Grande é a 28ª melhor cidade do Brasil em infra-estrutura[11], fator decisivo na atração de investimentos. http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande_(Mato_Grosso_do_Sul)

Cuiabá - Mato Grosso



(foto)www.skyscrapercity.com
Cuiabá é a capital do estado brasileiro de Mato Grosso. O município está situado às margens do rio de mesmo nome, na sua margem esquerda, e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande. Segundo a estimativa realizada em 2008 pelo IBGE, a população de Cuiabá é de 544.737 habitantes[2], enquanto que a população da conurbação ultrapassa os 750 mil habitantes.
Fundada em 1719, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980.
Nos últimos 15 anos, o crescimento diminuiu, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país. Hoje, além das funções político-administrativas, é o pólo industrial, comercial e de serviços do estado. É conhecida como "cidade verde", por causa da grande arborização.

Goiânia - Goiás

blogviralata.zip.net

Goiânia é a capital e maior cidade do estado de Goiás, e segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil. Localiza-se no Planalto Central, 209 quilômetros a sudoeste da capital federal, Brasília.
A cidade possui cerca de 1,24 milhão de habitantes,[5] sendo o 12º município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.007.868 habitantes, o que a torna a décima primeira região metropolitana mais populosa do Brasil.[6]
Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado. http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A2nia

Vitória - Espírito Santon



Curva da Jurema (foto de Kadidja Fernandes)

Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luís). De modo semelhante ao que ocorre com Belém do Pará e São Luís do Maranhão, habitantes de outros Estados brasileiros certas vezes se referem à cidade como Vitória do Espírito Santo.
Está localizada na Região Sudeste. Situada a 20º19'09' de latitude sul e 40°20'50' de longitude oeste, Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.
Com uma população de 317.817 habitantes[2], segundo estimativas de 2008 do IBGE, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.
Vitória é Cercada pela Baía de Vitória, é uma ilha de tipo fluviomarinho, e é formada por várias ilhas, inclusive algumas a mais de 1100km da costa.
Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental, perfazendo um total aproximado de 93,38 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.
Entre as capitais do Brasil, Vitória possui o 3° melhor IDH e o maior PIB per capita.[5]
Vitória possuí dois grandes portos, o porto de vitória e o Porto de Tubarão, esses portos fazem parte do maior complexo portuário do Brasil, que inclui vários portos do estado, esses portos são considerados os melhores (em qualidade) do Brasil.
A cidade administra a Ilha de Trindade e a Ilha de Martim Vaz, há 1100 km da costa, no meio do oceano, que são importantes bases meteorológicas por causa de sua posição estratégica, em área de dispersão de massas de ar.
A cidade é uma das de menor território do Brasil, com área de apenas 93,381 km² e uma população de 317.817 habitantes. Além disso, 40% da área da cidade é montanhosa, ou seja, não é possível grande expansão no local. A cidade seria a de menor território do Brasil, se não fosse pela Ilha de Trindade e pela Ilha de Martim Vaz. http://pt.wikipedia.org

Belo Horizonte - Minas Gerais




Belo Horizonte é um município brasileiro e a capital do estado de Minas Gerais.
Cercada pela Serra do Curral, que lhe serve de moldura natural e referência histórica, foi a primeira cidade planejada do Brasil. A cidade é uma mistura de tradição e modernidade e destaca-se pela beleza de seus conjuntos arquitetônicos e uma rica produção artística e cultural.
De acordo com estimativas de 2007, sua população é de 2.412.937 habitantes[5], sendo a sexta cidade mais populosa do país. Belo Horizonte já foi indicada pelo Population Crisis Commitee, da ONU, como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo[6]. De acordo com o recente estudo do IBGE, Belo Horizonte é o quinto maior PIB brasileiro representando 1,32% do total das riquezas produzidas no país[7].
A Região Metropolitana de Belo Horizonte, formada por 34 municípios, possui uma população estimada em 4.939.053 habitantes[8][9], sendo a terceira maior aglomeração populacional brasileira e a terceira em importância econômica da indústria nacional (em 2007). http://pt.wikipedia.org/wiki/Belo_horizonte

Rio de Janeiro - RJ



O Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), como também o Oceano Atlântico (leste e sul). Ocupa uma área de 43.696,054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio").
Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda, Magé, Itaboraí, Mesquita, Nova Friburgo, Barra Mansa e Macaé.
Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística: Paraty, Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Cabo Frio, Petrópolis, Arraial do Cabo entre outras.
O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí e Muriaé são os principais rios. O clima é tropical.
É representado na bandeira nacional pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul (β = Mimosa).http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_janeiro

São Paulo - SP



São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério sul.[5] Uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, São Paulo é considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta,[5] recebendo o status de cidade global beta, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).[6] A cidade é mundialmente conhecida, e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil e o São Paulo Fashion Week.
Décima nona cidade mais rica do mundo,[7] o município representa, isoladamente, 12,26% de todo o PIB brasileiro[8] e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil,[9] além de ser responsável por 28% de toda a produção científica nacional – segundo dados de 2005.[10]
Sua região metropolitana possui 19.223.897 habitantes,[11] o que a torna a sexta maior aglomeração urbana do mundo.[12] O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo".
Regiões muito próximas a São Paulo são também regiões metropolitanas do estado, como Campinas e Baixada Santista; outras cidades próximas compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital – o chamado Complexo Metropolitano Estendido – ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do estado inteiro. As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sao_paulo

Florianópolis - Santa Catarina



Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo e Niterói (RJ) [5].
Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, onde, somadas às continentais, existem cerca de 100 praias.
Possui, segundo o IBGE no ano de 2008, uma população de 402.346 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas do município de Joinville.
A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz (inaugurada em 1926), primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente. http://pt.wikipedia.org/wiki/Florianopolis

Porto Alegre - Rio Grande do Sul



Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. É localizada junto ao Guaíba, no extremo sul do Brasil, a 2.027 quilômetros de Brasília.
A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos (também recebeu imigrantes árabes e poloneses).
O feriado de Porto Alegre é o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, festa religiosa mais popular da cidade. É uma das capitais estaduais no Brasil onde o índice de desenvolvimento humano é o mais elevado [9].
É a maior região metropolitana do sul do país, e a quarta do Brasil, com 3.959.807 habitantes (IBGE/2007).[10][2] Na capital gaúcha residem atualmente (2008) 1,43 milhão de pessoas, sendo a décima cidade mais populosa do Brasil de acordo com dados do IBGE.[2][11]
Em 2004, Porto Alegre foi eleita pela consultoria inglesa Jones Lang LaSalle uma das 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo, e a única representante brasileira.[12].
Em 2001, a cidade foi sede da primeira edição Fórum Social Mundial, evento agora itinerante, que enfoca as questões sociais do mundo atual sob a perspectiva da esquerda política. Foi sede deste evento também em 2002, 2003 e 2005. http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Alegre

Curitiba - Paraná



Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná, localizada a 934,6 metros de altitude no primeiro planalto paranaense,[5] a aproximadamente 90 quilômetros do Oceano Atlântico.[6] É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.828.092 habitantes[2]. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3.172.357 habitantes[2][7] sobre uma área de 15.447 km²,[8] o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.[9]
Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão.[10] Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas,[11] manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos,[12] que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje. A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente,[13][14] sendo a maior delas no transporte público,[15][16][17] cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia. Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita, considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil,[18] com um pólo industrial diversificado que lhe dá o posto de 4ª maior economia do Brasil[19] e considerada umas das 5 melhores cidades para se investir na América Latina.[20]
Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais,[18][21] e abriga a a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912. http://pt.wikipedia.org/wiki/Curitiba

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Hospital Pequeno Principe - Curitiba






O Hospital Pequeno Principe é uma entidade sem fins lucrativos e referência no atendimento de saúde infantil desde 1919.Atendemos mensalmente milhares de crianças, oferecendo serviços ambulatoriais, de internamentos e procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas e transplantes de órgãos, atendimento em oncologia, entre outros.
Desempenhamos importante papel na história do ensino de pediatria no Paraná, participando na formação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e etc. Em 2001, realizamos mais 164.000 atendimentos ambulatoriais, contabilizamos 20.201 internamentos, realizamos 11.191 cirurgias, totalizando mais de 600 mil procedimentos, mantendo 75% dos atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Saiba mais sobre o Hospital Pequeno Principe: visitando o nosso site:http://www.pequenoprincipe.org.br/ ou pelo fone (041) 310-1320
PEQUENO PRÍNCIPE - HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR "Praticamos sistemas holísticos de atendimento que percebem o ser humano em sua individualidade, sempre procurando respeitar a dignidade do paciente, oferecendo a ele um acolhimento global e não apenas limitado à patologia que justificou a sua internação"Dr. Donizetti Gimberardino FilhoDiretor Clinico
A MEDICINA QUE PRATICAMOS
Para o Hospital Pequeno Príncipe, cuidar da saúde da criança é cuidar do ser em sua globalidade, compreendendo e buscando interagir em várias dimensões. Por isso, há uma preocupação permanente com o estudo e atualização científica, com a diversificação das especialidades, com a modernização dos meios diagnósticos e com a real humanização dos serviços. Os profissionais da saúde do Hospital Pequeno Príncipe trabalham sempre pela consciência do equilíbrio entre o saber, que é sempre crescente, e a necessária firmeza no agir. Por este olhar, é fundamental reconhecer a individualidade de seus pacientes em todos os seus aspectos, as nuances do quadro clínico, a ansiedade e a insegurança que a doença traz, os traços culturais usados para interpretar a realidade, as dificuldades econômicas e sociais do tratamento, a importância da presença freqüente da família e da coesão de toda a equipe do hospital, sem distinção.
DIRETRIZES DE HUMANIZAÇÃO
-Presença familiar - referência afetiva
-Direito à informação e participação nas decisões
-Adequação dos tratamentos médicos e complementares à criança
-Sensibilização e treinamento das equipes
-Recreação e entretenimento
-Oportunização de Momentos Mágicos
-Privacidade garantida
-Combate a dor
Nossas diretrizes de humanização norteiam a viabilização de programas focados em diferentes grupos de relacionamentos, tais como:
-Usuários e pacientes
-Familiares
-Comunidade
-Colaboradores Internos
PSICOLOGIA HOSPITALAR
A nossa causa sempre foi humanitária. O amor a criança como principio básico norteou as nossas ações desde o início de nossas atividades. Mas em 1982, com a implantação do Serviço de Psicologia Hospitalar, iniciamos um processo de humanização com respaldo científico, medindo resultados e comprovando a sua viabilidade e eficiência nos tratamentos de nossos pequenos pacientes. Algumas abordagens da psicologia hospitalar:
Na hospitalização, tornar o que é desconhecido e ameaçador em conhecido, real e possível
Protocolos de abordagem psicológica - como contar?
Preparo para procedimentos e cirurgias
Adequação às novas rotinas com sustentação de auto-estima via maximização das potencialidade
Atenção ao paciente crônico-terminal
PRINCIPAIS PROGRAMAS DE HUMANIZAÇÃO



FAMÍLIA PARTICIPANTE Implantado há 10 anos, viabiliza a presença de um familiar ou responsável junto à criança 24 horas/dia durante a internação, inclusive nas UTIs. Diminuição do período médio de internamento (SUS) de 15 para 5,01 dias.
FAMÍLIA ATIVA Orienta os familiares a prestar cuidados de saúde à criança, envolvendo-os no processo terapêutico e preparando-os para a continuidade do tratamento em casa. (alimentação via oral e sonda tomada de temperatura, higiene, medicação e coleta de exames). FAMÍLIA FELIZ Proporciona a participação de toda a família e amigos na recuperação do pequeno paciente. Acontece todos os domingos (através de atividades recreativas). Resguarda o vínculo afetivo e visa minimizar o sofrimento causado pela separação. REFORÇO À PRESENÇA DO FAMILIAR/CONTINUIDADE DO TRATAMENTO Casas de Apoio: Oferece hospedagem para crianças e responsáveis; é um reforço à viabilidade e continuidade do tratamento - quatro refeições por dia, roupas de cama, mesa e banho lavadas e higienizadas e produtos de higiene pessoal. Em cinco anos, já foram atendidas mais de 4 mil pessoas. EDUCAÇÃO E CULTURA Promove atividades educacionais e culturais voltadas para as crianças, adolescentes, familiares e funcionários. Inclui serviço de Acompanhamento Escolar para internamentos de médio/longo prazo, atividades com jogos, leitura e contação de histórias, inclusão digital, apresentações de música, teatro e dança, entre outras ações. Oferece campo de estágios para estudantes de Pedagogia e cursos afins, aproximando as Universidades do trabalho aqui realizado. PROGRAMA BIBLIOTECA VIVA EM HOSPITAIS: Além de fornecer um acervo de cerca de 300 livros infantis de alta qualidade, esse programa capacita funcionários e voluntários da instituição para lerem para as crianças e familiares. Realizado em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, Ministério da Saúde e Citybank. PSICOLOGIA/SERVIÇO SOCIAL Implantação em 1982. Na hospitalização, tornar o que é desconhecido e ameaçador em conhecido, real e possível.• Protocolos de abordagem psicológica - como contar?• Preparo para procedimentos e cirurgias• Adequação a novas rotinas • Atenção ao paciente crônico-terminal• Atenção aos responsáveis pelo paciente
VOLUNTARIADO O hospital conta atualmente com cerca de 250 voluntários regulares, que realizam atividades de recreação e cultura com as crianças, tornando sua estadia aqui mais agradável e propiciando-lhes momentos de bem-estar e muita alegria. Músicos, dançarinos, mágicos e outros artistas apresentam regularmente espetáculos para as crianças e familiares.
SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE/VOLUNTARIADO Criança Abraça Criança: Programa de voluntariado infanto-juvenil, em funcionamento desde março de 2001. Já sensibilizou mais de 1.500 crianças e adolescentes, juntamente com suas famílias e com a sua comunidade escolar, para questões de cidadania e de protagonismo social. Através desse programa, os jovens participantes atuam como voluntários em atividades junto às crianças internadas no hospital.
PRAÇA DO BIBINHA Praça interna do hospital, dimensionada para a realização de atividades recreativas, educacionais e culturais com as crianças e familiares. Espaço para rir, brincar e se emocionar.
ENDOMARKETING Um Sorriso e Muitos Resultados: Programa contínuo de treinamento da equipe interna, para atendimento humano e eficiente ao público, pacientes e seus familiares; busca a melhoria da Qualidade das relações entre todos da comunidade Pequeno Príncipe.Programa Cores: Ações voltadas à ao bem-estar e integração dos funcionários e colaboradores do Pequeno Príncipe. Inclui: técnicas de relaxamento anti-estresse; formação de coral de funcionários; sessões de fisioterapia; passeios; comemorações de aniversários, entre outras atividades. MULTIPLICAÇÃO DE CONHECIMENTO Congresso Criança 2000: um grande encontro que reuniu mais de 4.600 especialistas das mais diversas áreas médicas. Algumas das principais autoridades médicas do Brasil e de outros países estiveram reunidas nesse congresso, que se destacou por abranger um amplo leque de enfoques no atendimento pediátrico.

Importância da Pontualidade

grupocacupe.tripod.com (foto)

Certo Padre recebia um jantar de despedida pelos 25 anos de trabalho ininterrupto à frente de uma paróquia. Um político da região e membro da comunidade foi convidado para entregar o presente e proferir um pequeno discurso. O político se atrasou. O sacerdote, então, decidiu proferir umas palavras: A primeira impressão que tive da paróquia foi com a primeira confissão que ouvi. Pensei que o bispo tinha me enviado a um lugar terrível, pois a primeira pessoa que se confessou me disse que tinha roubado um aparelho de TV, que tinha roubado dinheiro dos seus pais , também tinha roubado a firma onde trabalhava, além de ter aventuras amorosas com a esposa do chefe. Também em outras ocasiões se dedicava ao trafico e a venda de drogas e para concluir, confessou que tinha transmitido uma doença à própria irmã"."Fiquei assustadíssimo... Mas com o passar do tempo, entretanto, fui conhecendo mais gente que em nada se parecia com aquele homem ... Inclusive vivi a realidade de uma paróquia cheia de gente responsável, com valores, comprometida com sua fé e desta maneira tenho vivido os 25 anos mais maravilhosos do meu sacerdócio".Justo nesse momento chega o político, e foi lhe dado à palavra para entregar o presente da comunidade, prestando a homenagem ao padre. Pediu desculpas pelo atraso e começou o discurso dizendo: "Nunca vou esquecer do dia em que o padre chegou à nossa paróquia... Como poderia? Tive a honra de ser o primeiro a se confessar com ele...".Moral da história : "NUNCA CHEGUE ATRASADO".

Parada pela Fé - Santa Catarina

No dia 22 de Novembro de 2008 iniciava em Santa Catarina aquela que seria a maior tragédia comentada do Vale do Itajaí. Centenas e milhares de pessoas ficariam desabrigadas, soterradas, sedentas de fé e amor. Lágrimas de chuva escorreriam nos morros e nos abateriam como folhas secas. Nesta hora o que mais se fala é em DEUS e ele fala a nós mas o que fazer quando se identifica até mesmo imagens que nos deixam intrigados, arrepiados e tímidos perante a mão de DEUS. Será coincidência? Será um pedido? Será uma providência?
Os sinais de DEUS se intensificam quando se iniciou o ano litúrgico da igreja católica no dia 30/11/2008 (ADVENTO) a grande surpresa da primeira leitura é a imagem de tudo que aconteceu em Santa Catarina. Mesmo assim devemos pensar que é uma coincidência?
O que DEUS quer de nós? Nós pais quando da educação de nossos filhos amados, em algumas situações, somos obrigados a segurar em seus braços e faze-los parar para que possam ver o que de errado estão fazendo afim de não persistir nos seus erros no futuro.
Tantas são as correntes de amor e fé que auxiliam tantas pessoas, paradas para demonstrar democracia, para exigir nossos direitos. E para Orar? Rezar? Seja qual for sua forma de demonstrar sua fé e gratidão a DEUS.

Luiz Fernando Veríssimo


Ahhhh... O Verão!!!
Mal posso esperar!!!! Verão também é sinônimo de pouca roupa e muito chifre, pouca cintura e muita gordura, pouco trabalho e muita micose.
Verão é picolé de Kisuco no palito reciclado, é milho cozido na água da torneira, é coco verde aberto pra comer a gosminha branca.
Verão é prisão de ventre de uma semana e pé inchado que não entra no tênis.
Mas o principal ponto do verão é.. a praia! Ah, como é bela a praia.
Os cachorros fazem cocô e as crianças pegam pra fazer coleção.Os casais jogam frescobol e acertam a bolinha na cabeça das véias.Os jovens de jet ski atropelam os surfistas, que por sua vez, miram a prancha pra abrir a cabeça dos banhistas. O melhor programa pra quem vai à praia é chegar bem cedo, antes do sorveteiro, quando o sol ainda está fraco e as famílias estão chegando.Muito bonito ver aquelas pessoas carregando vinte cadeiras, três geladeiras de isopor, cinco guarda-sóis, raquete, frango, farofa, toalha, bola, balde, chapéu e prancha, acreditando que estão de férias. Em menos de cinqüenta minutos, todos já estão instalados, besuntados e prontos pra enterrar a avó na areia. E as crianças? Ah, que gracinhas!Os bebês chorando de desidratação, as crianças pequenas se socando por uma conchinha do mar, os adolescentes ouvindo walkman enquanto dormem. As mulheres também têm muita diversão na praia, como buscar o filho afogado e caminhar vinte quilômetros pra encontrar o outro pé do chinelo. Já os homens ficam com as tarefas mais chatas, como perfurar o poço pra fincar o cabo do guarda-sol.É mais fácil achar petróleo do que conseguir fazer o guarda-sol ficar em pé. Mas tudo isso não conta, diante da alegria, da felicidade, da maravilha que é entrar no mar!Aquela água tão cristalina, que dá pra ver os cardumes de latinha de cerveja no fundo.Aquela sensação de boiar na salmoura como um pepino em conserva. Depois de um belo banho de mar, com o rego cheio de sal e a periquita cheia de areia, vem aquela vontade de fritar na chapa.A gente abre a esteira velha, com o cheiro de velório de bode, bota o chapéu, os óculos escuros e puxa um ronco bacaninha. Isso é paz, isso é amor, isso é o absurdo do calor!!!!!Mas, claro, tudo tem seu lado bom.E à noite o sol vai embora.Todo mundo volta pra casa tostado e vermelho como mortadela, toma banho e deixa o sabonete cheio de areia pro próximo.O Shampoo acaba e a gente acaba lavando a cabeça com qualquer coisa, desde creme de barbear até desinfetante de privada.As toalhas, com aquele cheirinho de mofo que só a casa da praia oferece. Aí, uma bela macarronada pra entupir o bucho e uma dormidinha na rede pra adquirir um bom torcicolo e ralar as costas queimadas. O dia termina com uma boa rodada de tranca e uma briga em família.Todo mundo vai dormir bêbado e emburrado, babando na fronha e torcendo, pra que na manhã seguinte, faça aquele sol e todo mundo possa se encontrar no mesmo inferno tropical.Qualquer semelhança com a vida real, é uma mera coincidência.

Crise Mundial 2008

Crise 2008?
Estamos frente à mais importante crise desde que se iniciou a presente globalização. O desfecho reside na capacidade das economias asiáticas substituírem o motor norte-americano. Seria então uma nova manifestação do declínio do Ocidente anunciando o deslocamento próximo do centro da economia mundial dos Estados Unidos para a China. Dessa forma, esta crise marcaria o fim de um modelo
Ignacio Ramonet
Será que o anúncio feito pelo Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), de uma grande diminuição das taxas de juros, conseguirá evitar a recessão nos Estados Unidos? Vários especialistas acreditam nisso. Mesmo esperando a redução do crescimento, não antecipam um esfriamento brutal da economia mundial.
Porém, outros analistas, também adeptos do capitalismo, demonstram bastante preocupação. Na França, por exemplo, Jacques Attali profetiza que “daqui a pouco (...) a Bolsa de Nova York, garantidora da pirâmide dos empréstimos, vai desmoronar” [1]. E Michel Rocard afirma que “a crise mundial é para amanhã”, e não hesita em acrescentar: “Estou certo de que logo tudo vai explodir” [2].
De fato, os sinais de desconfiança vêm-se multiplicando, como se pode ver na “corrida do ouro”: o metal amarelo, cuja cotação, em 2007, aumentou em 32%, está voltando a ser o refúgio de muitos investidores. Todos os grandes organismos econômicos, entre os quais o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), prevêem uma baixa do crescimento mundial.
Quase tudo começou em 2001, com o estouro da bolha da Internet. Para preservar os investidores, Alan Greenspan, então presidente do Fed, decidiu orientar os investimentos para o mercado imobiliário [3]. Por meio de uma política de juros baixíssimos e de redução dos encargos financeiros, ele encorajou os intermediários financeiros e imobiliários a estimular uma clientela cada vez maior a investir em imóveis. Instaurou-se assim o sistema dos subprimes, empréstimos hipotecários de risco e taxa variável oferecidos às famílias mais frágeis [4]. Mas, em 2005, ao aumentar as taxas de juros (estas mesmas que acabou de reduzir), o Fed detonou a máquina e provocou um efeito dominó que, a partir de agosto 2007, fez vacilar o sistema bancário internacional.
A ameaça de insolvência de cerca de três milhões de famílias, com dívidas de mais de 200 bilhões de euros, ocasionou a falência de grandes estabelecimentos de crédito. Para se precaver contra tal risco, estes haviam vendido uma parte de seus créditos duvidosos para outros bancos, os quais os cederam a fundos de investimentos especulativos, que, por sua vez, disseminaram-nos pelos bancos do mundo inteiro. Resultado: tal como uma epidemia fulminante, a crise atingiu o conjunto do sistema bancário.
Estabelecimentos financeiros importantes – Citigroup e Merrill Lynch, nos Etados Unidos; Northern Rock, no Reino Unido; Swiss Re e UBS, na Suiça; Société Générale, na França etc. – acabaram por reconhecer perdas colossais e prevêem mais depreciações. Para limitar o desastre, muitos tiveram que aceitar capitais provenientes de fundos soberanos controlados por países do Sul e petromonarquias.
Não se sabe ainda o tamanho exato do rombo. Desde agosto de 2007, os bancos centrais norte-americano, europeu, britânico, suíço e japonês injetaram na economia centenas de bilhões de euros sem conseguir restaurar a confiança. Da economia financeira, a crise propagou-se para economia real. E uma conjunção de fatores – redução acelerada dos preços no mercado imobiliário dos Estados Unidos (e também do Reino Unido, da Irlanda e da Espanha), esvaziamento da bolha de liquidez, queda do dólar, restrição dos créditos – fazem temer um real recuo do crescimento mundial. Somam-se a isso outros fenômenos como a alta dos preços do petróleo, das matérias primas e dos produtos alimentares. Ou seja, os ingredientes de uma crise duradoura [5]. A mais importante desde que a globalização constituiu o quadro estrutural da economia mundial.
De agora em diante, seu desfecho reside na capacidade das economias asiáticas em substituir o motor americano. Seria então uma nova manifestação do declínio do Ocidente anunciando o deslocamento próximo do centro da economia mundial dos Estados Unidos para a China. Dessa forma, esta crise marcaria o fim de um modelo.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Oceanos

energiasap.blogspot.com (foto)

Oceanos
Oceano é uma grande quantidade de água salgada que cobre quase três quartos da superfície da Terra, é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos. Os oceanos são:
Oceano Pacífico é o maior da Terra limitado pela Ásia e Austrália no ocidente, pela Antártida no sul e pelas Américas ao leste. Possui 180 milhões de km² cobrindo um terço da superfície terrestre com profundidade média de 4.280m. sua salinidade é baixa e suas águas fortes.
Oceano Atlântico é considerado o mais jovem com 200 milhões de anos e o segundo maior em superfície com 82,4 milhões de km². Separa a Europa e a África das Américas estando a maior parte no hemisfério ocidental. É limitado pelo Ártico ao norte e pela Antártida ao sul. Possui inúmeras montanhas submarinas, entre essas mantanhas e os continentes abre-se várias bacias de até 7.000 metros de profundidade.
Oceano Ártico é formado por mar e geleiras ao redor do Cículo Polar Ártico é rodeado pela península escandinava, Islândia, Groelândia, Canadá, Alasca e Rússia. Sua profundidade chega a 5.500 metros e seu descongelamento é causado pelo aquecimento global e pelo efeito estufa.
Oceano Índico é o terceiro maior em extensão e sua profundidade média é de 3.900 metros. Estende-se pelo hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia. No inverno, é criada uma circulação superficial e no verão, os ventos quentes e úmidos reaquecem as águas.
Oceano Antártico prolonga os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Para muitos pesquisadores este oceano não merece tal reconhecimento sendo considerado apenas uma junção dos outros oceanos. É o único que rodeia o globo completamente com superfície de 20.330.000 km².
Estes oceanos são muito importantes no ciclo do carbono na atmosfera, pois dissolve o dióxido de carbono e o transporta para os plânctons estes gastam parte do carbono através da fotossíntese.
Veja alguns links relacionados:
Brasil Escola - Mostra as características de todos os oceanos.
Netopedia - Fala sobre todos os oceanos.
Sapo.pt - Passe o mouse sobre os oceanos e clique sobre o nome do oceano desejado para obter informações dos mesmos. www.alunosonline.com.br/geografia/oceanos/

Alimentação Saudável - Pirâmide de Alimentação equilibrada

Dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações.
Pirâmide de Alimentação equilibrada.

O que é uma "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"?....
Pensando sobre esta pergunta várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende!!! Depende do que ? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este "status", ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar...
Como o nosso objetivo é "Medicina Preventiva", não "Curativa", se você se enquadra nas pessoas doentes, ou obesas, ou com tendência familiar a ter problemas de saúde, procure seu médico para uma orientação mais precisa. Caso você esteja bem e queira continuar assim, nós recomendamos um especial cuidado com os excessos. Portanto, não abuse das gorduras, das frituras, dos doces, das bebidas alcóolicas, refrigerantes, das carnes vermelhas, etc... Isto não significa não comer os produtos acima, apenas Cuidado! Lembre-se que as gorduras (cada grama tem 9 calorias), aqui um especial cuidado com as gorduras animais, e com as "Ocultas", disfarçadas, que nós não percebemos e comemos. Por exemplo, existe muita gordura disfarçada nas carnes, nas salsichas, linguiças, presuntos, salames, etc. Qualquer alimento frito, pelo menos triplica a quantidade de gordura contida dentro dele. Existe muita gordura no leite integral e nos seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). As massas tão nossas amigas, podem ser feitas com muita manteiga, os molhos das macarronadas podem ser muito engordurados. Do ovo prefira a clara, pois a gema é bem engordurada (e tem colesterol). Se você gosta de doces, escolha as gelatinas e os doces de frutas que não têm gorduras (manteiga ou margarinas), leite ou ovos.
Na sua rotina alimentar coma de tudo, o prato típico do brasileiro, geralmente é um bom exemplo: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (de preferência aves e peixes) e de sobremesa uma fruta. Mas como nós também gostamos de variar, vamos selecionar para vocês algumas "Receitas Saudáveis", que são as nossas velhas receitas mais adaptadas ao novo conceito Alimentar. Faça o mesmo você também, ou seja, pegue o seu Caderno de Receitas e reescreva as receitas mais Fortes. Deixe as Receitas Fortes,(feijoadas, churrascos, etc...), para dias de festa, afinal nós não somos de Ferro... www.braile.com.br

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Onde Estas Deus, Que Não Respondes?


Assim, o poeta Castro Alves inicia seu poema Vozes da África. É o lamento do Continente Africano, vendo seus filhos serem levados como animais ao mercado de escravos.

"Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes!Em que mundo, em qu´estrela tu t´escondes Embuçado nos céus?Há dois mil anos Te mandei meu grito,Que embalde, desde então, corre o infinito...Onde estás, senhor Deus?"

À semelhança dos versos do poeta, muitas vozes se ergueram quando aconteceu o 11 de setembro de 2001, para indagar onde estava Deus naquele momento. Por que permitiu que mais de duas mil vidas fossem destroçadas naquela manhã? Por quê? Poder-se-ia perguntar ainda onde estava Deus quando fomentamos a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Quando eliminamos seis milhões de judeus, em nome de uma inexistente superioridade ariana. E quando empreendemos as cruzadas, levando a morte àqueles que qualificávamos como infiéis? E durante a Inquisição de tanta barbárie? E todos os dias, onde está Deus? Onde está Deus quando enganamos nosso irmão? Quando mentimos para conseguir favores que desejamos? Quando desonramos o lar, com o adultério? Quando eliminamos a vida no ventre materno, porque não desejamos o ser em gestação? Onde está Deus quando deixamos nossos filhos à matroca, sem orientação, porque preferimos a acomodação? Onde está Deus quando, utilizando o poder que o mundo nos confere, ferimos pessoas, destruímos a honra de outras vidas? Onde está Deus quando levantamos as bandeiras da pena de morte ao nosso irmão? Ou da eutanásia? Para todas as perguntas, a resposta é a mesma: Deus está dentro de nós, dentro de cada criatura. Soberanamente sábio, criou-nos a todos iguais, partindo de um mesmo ponto de simplicidade e ignorância. Criou os mundos para que neles trabalhássemos, utilizássemos nossas forças e crescêssemos em intelecto e moral. A ninguém concedeu privilégios. A todos concedeu o livre-arbítrio, com a conseqüente Lei de Causa e Efeito. Estabeleceu que a cada um será dado conforme as suas obras e que todos deverão chegar ao mesmo destino, não importa quanto demore: a perfeição. Ele nos permite a livre semeadura, mas estabelece que a colheita seja obrigatória. Por isso, uns semeiam ventos e colhem tempestades. Outros lançam ao solo as sementes da bondade, do bem e alcançam felicidade. Uns estão semeando hoje. Outros tantos estão realizando a colheita das bênçãos ou das desgraças que se permitiram semear. Conhecedor das fragilidades de Seus filhos, aguarda que cada um desperte, a seu tempo, cansado das dores que para si mesmo conseguiu. Portanto, não indague onde está Deus, quando você contemple a injustiça. Trabalhe pela justiça. Não pergunte onde está Deus, quando observe a violência. Semeie a paz. Não questione onde está Deus quando a miséria campeia. Utilize seus recursos para semear riquezas. Enfim, onde quer que você esteja, lembre que Deus está em você e com você. E espera que você seja o Seu mensageiro de bênçãos, onde se encontre. Pense nisso. Pense agora e comece a demonstrar ao mundo o Deus que existe em sua intimidade. Momento de Reflexão

Momento de Reflexão


"Quanto maior a dificuldade, tanto maior é o mérito em superá-la." Henry Ward Beecher


Olhar de Amor

Foi um choque para aquela jovem mãe quando recebeu o diagnóstico de câncer. Sucederam-se os tratamentos e, naquele dia, após o internamento, quando ela voltava para casa, se sentiu muito triste. Ela estava consciente da sua aparência. Estava sem cabelos, por causa da radioterapia. Sentia-se desencorajada. Seu marido continuaria a amá-la? E seu filho? Ele tinha apenas seis anos. Quando chegou em casa, sentou-se na cozinha, pensando em como explicar a seu filho porque estava tão feia. Ele apareceu na porta e ficou olhando-a, curioso. Quando ela iniciou o discurso que ensaiara para ajudá-lo a entender o que via, o menino se aproximou e se aconchegou em seu colo, quietinho, a cabeça recostada em seu peito. Ela acariciou a cabecinha do filho e disse: "você vai ver como daqui a pouco o meu cabelo vai crescer e eu vou ficar melhor, como era antes". O menininho se levantou, olhou para ela, pensativo. Depois, com a espontaneidade da sua infância, respondeu: "seu cabelo está diferente, mãe. Mas o seu coração está igualzinho." A mãe não precisava mais esperar por daqui a pouco para melhorar. Com os olhos cheios de lágrimas, ela se deu conta de que já estava muito melhor. O essencial é invisível aos olhos, dizia o pequeno príncipe, no livro de Antoine de Saint Exupéry. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência. Por isto os casamentos em que o amor é o autêntico laço de união perdura, apesar dos anos transcorridos. Para quem têm olhos de amor, o olhar penetra além do corpo físico que perdeu um tanto do vigor e já não apresenta a exuberância plástica dos verdes anos. Para esses, o amor amadurece a cada ano, solidificando-se a cada dificuldade enfrentada, a cada óbice superado, a cada batalha vencida. Enquanto os cabelos vão sendo prateados pelo exímio pintor chamado tempo, e a artista plástica chamada idade vai colocando pequenos sinais na face, aqui e ali, o amor mais cresce. O sentimento se engrandece à medida que o passo deixa de ser tão vigoroso e um se apóia no outro para descer os degraus, para subir uma escadaria. A solidariedade se torna mais intensa, enquanto a vista se embaça um pouco e o extraordinário computador que é o cérebro já não consegue fazer as corretas equações matemáticas, para aquilatar se dá ou não tempo para atravessar a rua. Uma mão segura a outra, muda, para afirmar: esperemos um pouco. Envelhecer ao embalo do amor é maravilhoso. Desfrutar do aconchego um do outro é reconfortante. Felizes os casais que envelhecem juntos. Felizes os filhos que sabem aproveitar da companhia generosa de pais e avós que o tempo alcançou. .............................................. De todos os momentos da vida os mais preciosos são os desfrutados com amor. Quando as dificuldades se avolumam, os problemas crescem, os dias solitários chegam, é maravilhoso ter momentos de carinho para serem recordados. Momentos que recebemos ou que ofertamos. Momentos que nos fizeram extremamente felizes. Momentos que, revividos, pelos fios invisíveis do pensamento, ainda nos reconfortam e aquecem o coração. Por tudo isso, ame muito e permita-se amar por seus amores.
Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no cap. O Prognóstico de Rochelle M. Pennington, do livro Histórias para Aquecer o Coração das Mães, ed. Sextante.

Mahatma Gandhi

Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi (1869 - 1948), do sânscrito "grande alma", foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha, princípio da não-agressão e forma não-violenta de protesto, como um meio de revolução.

alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita.Mahatma Gandhi


A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.Mahatma Gandhi

A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.Mahatma Gandhi

A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.Mahatma Gandhi

Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo.Mahatma Gandhi

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?Mahatma Gandhi

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.Mahatma Gandhi

Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concedidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas às outras.Mahatma Gandhi

O amor é a força mais sutil do mundo.Mahatma Gandhi

O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.Mahatma Gandhi

Olho por olho, e o mundo acabará cego.Mahatma Gandhi

Os fracos nunca podem perdoar.Mahatma Gandhi

Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.Mahatma Gandhi

Olho por olho, e o mundo acabará cego.Mahatma Gandhi

Nunca país algum se elevou sem se ter purificado no fogo do sofrimento.Mahatma Gandhi

A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.Mahatma Gandhi

Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.Mahatma Gandhi

A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea.Mahatma Gandhi

Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.Mahatma Gandhi

A pureza de espírito e a ociosidade são incompatíveis.Mahatma Gandhi

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.Mahatma Gandhi

O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.Mahatma Gandhi

A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula.Mahatma Gandhi

Algemas de ouro são muito piores que algemas de ferro.Mahatma Gandhi

O mundo está farto de ódio.Mahatma Gandhi